Nesse artigo, irei discorrer sobre algumas citações patrísticas sobre a posição dos pais da igreja a respeito do culto as imagens. Lembrando que essa pratica é iniciada quando o cristianismo é institucionalizado e o paganismo que era antes combatido com a doutrina ortodoxa genuína, ganha espaço na igreja estado que é oriunda do império e por imposição Romana torna -se obrigatória para todos.
O problema não foi a oficialização do Cristianismo como religião do estado mas sim, a aceitação por parte dessa "igreja" das práticas pagãs que foram mescladas e deram uma forma estranha ao culto, a liturgia, as crenças e as praticas descaracterizando o genuíno Cristianismo.
Podemos ver que as práticas e posição dos pais da igreja até o terceiro século, era totalmente diferente quanto ao culto as imagens, que é o assunto que trataremos aqui neste artigo.
Vou colocar as citações e analisá-las levantando algumas evidencias que ficam claras nesses textos patrísticos. “Denominam-se gnósticos. Eles também possuem imagens, algumas delas pintadas, e outras formadas a partir de diferentes tipos de materiais; e afirmam que uma imagem de Cristo foi feita por Pilatos no tempo em que Jesus viveu entre eles.
E coroam estas imagens e as expõem com as imagens dos filósofos do mundo, a saber, com as imagens de Pitágoras, de Platão, de Aristóteles e de outros. *Eles têm também outras formas de honrar estas imagens, precisamente como os pagãos”* ( Contra as Heresias, Livro I, 25:6..)
Irineu ressalta que a prática do culto às imagens está ligada aos gnósticos nesse texto e não só condena as honras as imagens e os associa ao paganismo como nos deixa a entender que estes gnósticos eram possíveis confessos da fé cristã pela seguinte alegação, e afirmam que uma imagem de Cristo foi feita por Pilatos no tempo em que Jesus viveu entre eles.
Ora, para que mais serviria uma estatua de Cristo senão para persuadir os legítimos ao erro e a idolatria? A alegação desses gnósticos é a mesma dos católicos quando tratam de suas relíquias impondo aos incautos a ideia dessas serem objetos da época de Cristo como é o caso do sudário , e da possível lança que teria perfurado o lado de Cristo após sua morte.
Outro dado importante que Irineu nos fornece é como os gnósticos confeccionavam suas imagens e nesse importante dado ele sentencia como pagã toda e qualquer forma de representação sendo ela pintada ou em forma de escultura, e nisso demonstra total desprezo as imagens em questão, mesmo ela sendo uma representação de Cristo como ele observa no seu texto.
Para encerrar com esse Pai da igreja vejamos que ele não faz distinção entre dulia, hiperdulia e latria, mas apenas associa a honra dos gnósticos ao culto pagão na sua forma de colocar suas imagens, exibindo suas estatuas e comparando-as com as dos filósofos famosos.
Certamente aquilo que estes julgaram por honra não fora honra mais sim vilipendio ,exposição do Cristo verdadeiro comparando-o com mortais que pensaram ser sábios, mas eram estultos.
Da mesma forma fazem os católicos hoje em dia quando pensam estar honrando a representação de santos homens e mulheres que de fato se sobressaíram em virtude. Reduzem tais virtudes ao gesso, e os expõem ao ridículo em público, envergonhando a memória de homens que em sua maioria lutou pela virtude e um proceder Cristão genuíno .
Por: João Vitor
Data: 13/06/2016