Não! O versículo que os católicos usam para afirmar isso é totalmente contrário ao que a igreja católica ensina . Vejamos: Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.(1 Timóteo 3:15)
Como os católicos romanos têm problemas com regras textuais, como por exemplo, considerar o contexto de um texto, eles sequer se perguntaram como seria possível saber como portar-se na casa de Deus sendo que o Apóstolo não estava presente para que por viva voz transmitisse a verdade que encontramos no versículo?
Agora perguntamo-nos como que a igreja sustentáculo da verdade poderia ser a igreja católica sem a tradição oral tão venerada pelos católicos? Ora, é evidente que tem algo errado aqui. Precisamos nos perguntar ainda qual verdade essa igreja sustentáculo da verdade sustenta, descartando claro a tradição oral, como já vimos não é possível já que o Apóstolo está ausente no texto citado por eles. O versículo anterior responde: Escrevo-te estas coisas, esperando ir ver-te bem depressa.(1 tm 3:14)
Agora as coisas começam a ficar mais claras, pois o Apóstolo escreveu a igreja para que ela soubesse como portar-se na casa de Deus. É óbvio, portanto, que essa igreja sustentáculo da verdade era regida pela carta que Paulo escreveu a Timóteo, carta essa que hoje é parte do cânon do novo testamento na Bíblia que utilizamos.
Mas não é somente isso que tem evidência contra o argumento católico. Como Paulo afirma claramente que escreve a Timóteo para que saiba como deveria se portar essa igreja sustentáculo da verdade a carta toda precisa ser considerada.
Vejamos algumas doutrinas ensinada na carta de Paulo que contendem com as heresias católicas. Está no próprio contexto do capítulo 3.
Vejamos: Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia (Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus? )1 Timóteo 3:4,5.
É óbvio que o Bispo para ter filhos precisaria ser casado pois, Deus abomina relações extraconjugais ou ter filhos sem ser casado. O governo da casa está sob a responsabilidade do marido como Paulo explica em Efésios.
Também frisa bem que a uma necessidade de ter uma família sujeita a si mesmo para poder ter sob sujeição a chamada família da fé. O que isso significa ? Significa que a igreja coluna sustentáculo da verdade não impunha o celibato obrigatório aos seus ministros como a igreja Católica impõe.
Aí parece que Paulo entra em contradição quando em 1 Coríntios 7 orienta aos SOLTEIROS que não casem, pois esses poderiam cuidar melhor das COISAS DO SENHOR. Note portanto que há uma grande diferença que sem um exame mais apurado não se percebe sob uma leitura superficial.
Quando Paulo orienta que os ministros cuidem bem de suas casas para poder cuidar bem da casa do Senhor, ele está escrevendo a Bispos da igreja, líderes, pastores que precisam ter um testemunho familiar exemplar para poder dar um testemunho ministerial exemplar, enquanto no capítulo 7 de 1 Coríntios, ele escreve a solteiros que nada tem a ver com a liderança da igreja , e os católicos precisam ler direito o texto porque está escrito:
Porque quereria que todos os homens fossem como eu mesmo; mas cada um tem de Deus o seu próprio dom, um de uma maneira e outro de outra. Digo, porém, aos solteiros e às viúvas, que lhes é bom se ficarem como eu. Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se (1 Coríntios 7:7-9).
Não existe, porém, o celibato obrigatório na igreja coluna e sustentáculo da verdade, antes existe uma advertência contra o celibato obrigatório no capítulo 4.
Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência; Proibindo o casamento, e ordenando a abstinência dos alimentos que Deus criou para os fiéis, e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças (1 Timóteo 4:1-3).
Veja que Paulo descreve homens que impõe jejuns forçados e celibato obrigatório como doutrina de demônio e espírito de engano, ensinado por homens mentirosos e hipócritas que tem sua própria consciência cauterizada.
Como pode alguém se dizer fazer parte da coluna e sustentáculo da verdade e ter como líderes mentirosos e hipócritas ?
Por: João Vitor
Dia 05/12/2016