Seria cômico se não fosse trágico e desastroso por final. É assim que eu defino a apologética católica contemporânea. Temos grandes nomes em meio aos apologistas católicos em um passado distante da realidade atual.
Encontramos nos primórdios, ícones que defendiam a fé cristã com maestria e que deixaram seus pensamentos marcados na história, inspirando a nós como exemplos a serem seguidos e suas obras são um convite a um caminho a ser trilhado.
No entanto, os católicos modernos que se denominam apologistas, não seguem o exemplo dos seus antepassados porque distanciaram-se da defesa da fé ortodoxa, e passaram a defender a instituição dos quais fazem parte, carregando essa "apologética" de sectarismo, desonestidade, e a defesa passou a ser um ataque aos que não se filiam a instituição por diferenças teológicas.
A apologética católica, hoje adota esta forma porque apologistas cristãos passaram a conhecer na apologética primórdia, pensamentos distantes, ou melhor opostos a dogmática imposta pelo catolicismo atual.
Logo, isso trouxe infinitos questionamentos a aquilo que outrora era tido por inquestionável e foi posto em risco com o expansivo acesso a informações que outrora eram restritos apenas aos mais "doutos" entre os católicos.
Isso tudo forçou os apologistas católicos a adotarem uma "apologética" com interpretações forçadas, absurdas, fundamentando os seus pretextos como justificativa para explicar a erros inexplicáveis.
Vou expor aqui nesse artigo, de uma forma bem humorada, no entanto verdadeira, a forma que um apologista católico debate, e para isso montei um manual do "Apologista católico". De uma forma irônica e bem humorada, manifestarei aqui minha indignação, pois, como disse no inicio do post, seria trágico se não fosse cômico e desastroso por final.
REGRAS DOS APOLOGISTAS CATÓLICOS:
1° Todo apologista católico que se preze, precisa antes de mais nada aprender a ser mentiroso. Porque quando apresentarem argumentos com provas históricas e doutrinarias, o apologista católico precisará mentir dizendo que tais provas não existem, ou que estão adulteradas , e com isso talvez o apologista católico passe a impressão que seu adversário no debate seja o mentiroso e não ele.
2° Faça malabarismos ao interpretar qualquer que seja o tópico do debate. O Apologista católico que se preze, precisa ser um contorcionista na hora de dar suas interpretações, distorcendo e se contorcendo ao extremo, e para isso busque nos Apologistas católicos da internet a melhor flexibilidade possível para o contorcionismo mais impressionante dos textos que irá torcer e distorcer. De quebra, ainda utilize o velho chavão de que só a igreja católica tem a interpretação correta.
3° Se por ventura o Apologista católico estiver em aperto, ele dispõe de um grupo de apoio dos quais se denominam como CRUZADOS CATÓLICOS. Esse grupo de apoio tem como objetivo tumultuar os debates, xingando palavrões e bagunçando o debate ao máximo, e nesse caso, ou o debatente adversário desiste do debate ou perde a paciência. Se a segunda opção for o caso, faça print, o revide e publique numa pagina chamada de CAI A FARSA, utilizando-se do vitimismo como artificio para sair do aperto e assim, conseguirás passar ileso pela refutação do debatente adversário.
4° Se todas as opções acima não funcionarem, acione o administrador da pagina para excluir o debatedor que está tendo vantagem sobre o tópico pois melhor tirar o debatedor do que ser refutado e como consequência deixar mais claro o assunto em questão. E por isso debata sempre em uma pagina aonde o administrador é mais desonesto que o "apologista" católico , e nunca debata em espaços neutros porque esses espaços são propícios para a manifestação da verdade e também nesses espaços neutros esse manual não pode funcionar.
Isso parece uma brincadeira mas é exatamente assim que ocorre em grupos de debates virtuais e é exatamente assim o procedimento utilizado pelos apologistas católicos em sua apologética.
Por: João Vitor
Dia 15/06/2016